top of page
Buscar

Doenças Arteriais

  • Foto do escritor: Dra Lys Nunes
    Dra Lys Nunes
  • 8 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

De uma forma geral as doenças arteriais podem ser classificadas em doenças oclusivas, aneurismáticas e inflamatóriasAs doenças oclusivas ( ateroscleróticas e/ou trombóticas) causam sintomas graves como dor intensa, palidez cutânea, cianose, dormência e diminuição severa da temperatura.



Dependendo da gravidade e devido ao risco de perda do membro, pode ser necessária cirurgia de urgência para restabelecer o fluxo sanguíneo. As doenças crônicas mais comuns que podem cursar com oclusões arteriais são: Hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia, e quando associadas ao tabagismo e sedentarismo , o risco se eleva muito..


As doenças aneurismáticas podem levar à ruptura do vaso, sangramento intenso e morte súbita. O aneurisma pode acometer artérias de pequeno, médio e grande calibre, e seu tratamento dependerá do vaso acometido, do tipo de formação aneurismática e do seu calibre. Essa doença está relacionada à hipertensão arterial, fatores genéticos e tabagismo. Seu controle e prevenção da ruptura depende de exames semestrais de imagem como ecodoppler e tomografia e controle dos fatores de risco. Caso seja cirúrgico , o tratamento deve ser realizado o mais breve possível.


As doenças arteriais inflamatórias (arterites) não são tão comuns, porém não menos importantes, pois seus sintomas , às vezes, não são tão evidentes, gerando uma demora no diagnóstico. Alguns exemplos: Arterite de Takayasu, Arterite Temporal, Tromboangeíte Obliterante, Poliarterite nodosa, Kawasaki, Wegener dentre outras. O tratamento eminentemente é clínico, podendo der cirúrgico para tratar as complicações.


O tratamento da doença arterial pode ser clínico ou cirúrgico, porém depende de um diagnóstico preciso e, nos casos cirúrgicos emergenciais, há necessidade de uma conduta rápida, pois as complicações podem ser extremamente graves.


Dra. Lys Nunes

CRM 5261996-5

 
 
 

Comments


bottom of page